quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Salve o Brasil Viva Melhor



Você sabia que ...





  • O projeto Salve o Brasil – Viva Melhor foi criado em março de 1993 pelo companheiro Sergio Giudice, do Rotary Clube de São Paulo Caxingui visando difundir entre os jovens 10 regras de convivência, respeito ao próximo e ao meio ambiente.

O objetivo principal do projeto é o surgimento de líderes eticamente bem formados, afim de que possamos ter um povo mais consciente de seus direitos e obrigações



Salve o Brasil Viva Melhor



· O projeto foi apresentado na Conferencia do Distrito 4610, em maio de 1993, e na mesma ocasião o companheiro Waldemar Koch o levou à Conferencia do Distrito 4.600, cujo governador Alkindar C. da Costa o adotou como 1º meta no Plano de Atividades.


· Uma das formas idealizadas para conseguir este objetivo é a realização de concursos de redação nas escolas dos territórios rotários.


· em agosto de 1993, num trabalho pioneiro do companheiro Waldemar Koch, o Rotary Club de Campos do Jordão realizou o primeiro concurso de redação sobre os temas do Projeto nas escolas Teodoro Correia Cintra (Estadual) e Dora Lygia Richieri (particular) tendo a entrega dos prêmios pelas melhores redações sido publicada no jornal Impacto Vale News de 17/23 de dezembro 1993.


· Em novembro de 1993 o projeto é apresentado em Montevidéu, na Conferência Regional Sul Americana, comemorativa dos 75 anos de Rotary na América Latina.


· A partir de março de 1994 foram enviados os folhetos do projeto à todas as governadorias e aos então 1800 Clubes de Rotary do Brasil, com um convite para participarem da implantação do projeto.


· Desde então realizaram-se centenas de concursos de redação, que vêm sendo publicadas em jornais locais e no Brasil Rotário.


· Desta experiência e das palestras que temos proferido em diversas escolas verificamos que o jovem, idealista, é muito receptivo ao projeto e interessado em adotar um procedimento ético e a leitura das redações nos mostra verdadeiras pérolas e muita vontade de ter um Brasil melhor.


· Ao longo destes anos lançamos várias edições do “Salve Brasil Notícias”, distribuído em Conferências Distritais. E também o Boletim do R.C.S.P. Caxingui tem publicado mensalmente artigos em que problemas atuais são analisados em confronto com o Projeto.


· Recentemente o RC de Campos do Jordão me apoiou, com a colaboração do comercio local, na edição de um folheto que apresenta uma “breve história” de Campos do Jordão e o texto básico do Projeto, para ser distribuído em congressos e outros eventos realizados em nossa cidade. É um folheto que precisa ser reeditado e contar com uma equipe de divulgação que, efetivamente, o distribua aos nossos visitantes, pois como diz o ditado: “uma andorinha só não faz verão”.


· O projeto já está traduzido para vários idiomas: inglês, francês, espanhol, japonês. Mas precisamos ampliar este item. Quem for versado em línguas estrangeiras pode se habilitar.


· Desde 1995 o projeto se encontra registrado em Rotary International, na Secção de Programas Comunitários.


· E agora, na era da Informática, realiza-se um velho sonho meu: o Projeto se abre para um leque de divulgação muito maior - ele está sendo incorporado ao site do R.C. de Campos do Jordão o www.rotarycamposdojordao.org.br/salveobrasil - através do qual procuraremos atingir de maneira constante todos os Clubes do Brasil e, numa segunda etapa, todos os Clubes do mundo (daí a necessidade de mais traduções). E para mantermos o site ativo e eficiente precisaremos de muita colaboração, contando com o Interact e o futuro Rotaract.


· Este é o presente de grego que lhes ofereço: trabalho e mais trabalho, porque a ética e os bons princípios, hoje, mais do que nunca, precisam ser divulgados e implantados.



Sergio Giudice – Fone 3662-6093– e-mail sergiudice@terra.com.br

2 comentários:

  1. Caro Co. Sérgio

    Gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa do projeto Salve o Brasil. Realmente precisamos criar uma nova cultura de respeito mútuo em todos os seguimentos da sociedade. Também sou rotariano e realizo projeto em escolas sobre a importância de respeitar os Símbolos Nacionais e sobretudo, as pessoas.
    Att,
    Co. Valdério - RC Tremembé-Estância Turísitica

    ResponderExcluir