Estas formas de violência são comuns no nosso dia a dia
1-O respeito mútuo é o requisito fundamental em qualquer relacionamento humano.
Sem ele surge a violência e esta toma formas hediondas quando as diferenças entre as pessoas passam a ser medidas por critérios de raça e religião.
O antigo princípio dividir para governar continua atuante como forma de violência
2-A falta ou deficiência de ensino é uma das formas de violência que alienam parte da população. Trote, discriminação, depredação de equipamento escolar também é violência.
3-A violência política é representada pela corrupção, nepotismo e clientelismo, isto sem falar nos regimes autoritários onde a impera a repressão à pessoa humana e às correntes não violentas de pensamento.
4-Outra forma usual de violência é a substituição dos entendimentos entre patrões e empregados pelo endurecimento de posições, greves abusivas, especialmente aquelas que afetam a saúde, segurança e bem estar público. A concorrência desleal entre profissionais e o mau exercício profissional também se caracterizam como uma forma de violência.
5-A falta de entendimento entre cônjuges e de diálogo entre pais e filhos é uma forma de violência e leva a desagregação da família. A paternidade irresponsável e indesejada é um crime e uma violência contra a infância e o futuro cidadão
6-O número de mortes em acidentes no trânsito, por imperícia, abuso, desrespeito à sinalização e má manutenção dos veículos é outra forma de violência e, também, um feitiço que se volta contra o feiticeiro.
7-A violência entre torcidas é outra lastimável ocorrência de nosso cotidiano.
E é, também, comum em países do primeiro mundo. Sua erradicação e combate, mais do que competência policial, é assunto para educadores, psicólogos e sociólogos.
8-Além de a droga ser uma violência auto infligida, seu tráfico e distribuição geram violência. Sexo mal praticado gera violência contra menores, disseminação de doenças sexualmente transmissíveis e outros males. A fome e as condições que a determinam são uma violência da sociedade como um todo e dos poderes públicos contra os menos favorecidos.
9-A violência contra o planeta terra é uma violência contra o próprio homem que, assim fazendo, causa destruição de seu habitat. A terra está em perigo! Este alerta deve ser atendido!
E a destruição dos bens de uso comum também é violência contra a sua comodidade.
Só a educação e a conscientização podem coibir esta forma de violência.
10-Todas as formas de violência acima apontadas constituem-se em uma agressão contra a humanidade como um todo e a cada homem em particular. Da mesma forma, submissão e prepotência são formas de violência contra si próprio e contra o próximo.
O homem só fará jus à sua inteligência se souber usá-la contra a violência.
Todas estas formas de violência podem ser combatidas se você observar e difundir os itens do projeto Salve o brasil, expostoa abaixo e enumerados se 1 a 10 - CONFIRA
1-Com seus amigos Respeite suas opiniões, mesmo que eles pensem diferente, tenham outra religião, etc.
Mas seja honesto e exija honestidade
2-Na Escola Seja amigo de seus colegas e professores. Respeito o patrimônio de sua escola. Saiba exigir um ensino de boa qualidade . É seu direito.
3-Na hora de votar Escolha bem seus candidatos. Não cobre favores dos políticos; cobre eficiência e honestidade com os bens públicos em benefício de sua comunidade
4-No trabalho e na profissão Seja amigo dos patrões; seja amigo de seus empregados. Respeite seus colegas de profissão.
5-Na família e na paternidade Seja amigo, ame seu cônjuge e seus filhos. Saiba escutá-los e compreendê-los. Encare a paternidade de maneira responsável: tenha somente os filhos que puder educar.
6-No trânsito Dirigir é um ato coletivo. Saiba dividir e ceder. Fila dupla, contramão, ultrapassagem irregular atrapalham todo mundo, inclusive você. Respeite a sinalização. Pedestre: você também é responsável.
7-No esporte Esporte não é guerra. Divirta-se com ele, respeite o seu adversário e os outros torcedores.
Pratique esporte. Esporte é saúde e laser.
8-Com sua saúde e seu corpo Diga não às drogas. Saiba usar o sexo com dignidade e segurança. Com bom senso é fácil escapar da maioria das doenças e da AIDS . Tenha uma alimentação sadia e variada.
9-No meio ambiente Conserve o lugar onde você mora, trabalha e passeia. No ponto em que as coisas chegaram temos a obrigação de consertar o estrago. Participe e faça seus amigos participarem da conservação e limpeza do meio ambiente e dos bens de uso comum: ônibus, telefone, ....
10- Com seu próximo Respeite seus vizinhos: estamos todos no mesmo barco. Na rua, no ônibus, no trânsito, nas escolas, no trabalho, no clube, na sua associação recreativa, religiosa ou política; saiba ouvir para ser escutado, seja paciente e conciliador sem ser submisso; lute pelos seus direitos sem ser prepotente.
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário