quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Rotary, Amizade e o Projeto Salve o Brasil


Rotary lembra amizade: afinal, ele nasceu da união de 4 amigos, liderados por um idealista, Paul Harris, há mais de um século!
Amizade é um sentimento de afeto que liga as pessoas. Como nasce?
Às vezes de um simples olhar! O segredo está em desenvolver este sentimento, descobrir as afinidades e cultivar os interesses em comum e, principalmente, agir desinteressadamente, com honestidade, respeitando as diferenças. Baseada nestes pressupostos, a amizade será duradoura, poderá ampliar seu campo de ação, sempre beneficiando os envolvidos, enfim, será profícua, verdadeira e criadora. E, assim sendo, poderá ser enquadrada como uma atitude ética, regulada pelos princípios ideais da conduta humana.
A amizade é invocada, mostrada, ressaltada como elemento de progresso, bem estar, solidariedade, enfim, todas aquelas coisas desejáveis para um viver melhor. É até tema de redação em vestibular!
Treze anos atrás, lendo um artigo do Brasil Rotário intitulado “Rotary, este desconhecido” propus aos companheiros do Rotary Caxinguí a criação de um projeto de ética que pudesse ser desenvolvido nas escolas, pela ação de Rotary. Assim nasceu o Projeto Salve o Brasil – Viva Melhor, cujo primeiro item invoca a amizade como elemento fundamental para o bom relacionamento humano. Amizade tendo como princípio o respeito pelas diferenças e baseada na exigência recíproca de honestidade.
Se as pessoas agissem desta forma em seu relacionamento, não haveria motivo para guerras, dissensões, atritos. Mas para isto é necessário que elas sejam educadas com princípios éticos.
Nada de grandes filosofias, apenas uma ética que chamo de “feijão com arroz”, do dia a dia, do bom relacionamento das pessoas entre si, no exercício de suas atividades, com seus clientes, patrões, empregados, colegas de profissão, com seus companheiros de lazer, esporte, no bom relacionamento familiar, no respeito à natureza, tão agredida pela ganância, prepotência e intolerância, na escolha ponderada de seus representantes, no cuidado com seu corpo e saúde.
Todas estas atitudes fazem parte do decálogo proposto no projeto Salve o Brasil, que em seu último item nos convida e mostra como interagir com seu próximo: Respeite seus vizinhos: estamos todos no mesmo barco. Na rua, no ônibus, no trânsito, nas escolas e no trabalho, no clube e na sua associação recreativa, religiosa ou política; saiba ouvir para ser escutado, seja paciente e conciliador sem ser submisso, lute pelos seus direitos sem ser prepotente.
A divulgação do projeto Salve o Brasil, por todas as formas e meios, é um imperativo social, junto aos jovens, para encaminhá-los para um futuro melhor, junto aos adultos para que muitos reconsiderem suas atitudes.
A divulgação do projeto através de concursos de redação nas escolas, com o patrocínio e ação do Rotary é uma das formas de atingir este objetivo. E é sempre bom lembrar que o Rotary Club de Campos do Jordão, com a iniciativa do saudoso Waldemar Koch e o apoio dos demais companheiros, foi o primeiro clube, em 1993, a realizar este concurso.
Sigamos em frente, companheiros e homens de boa vontade, e teremos um Brasil melhor.

5 comentários: